terça-feira, 18 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA



O segredo da Lagarta Serafina
       Era uma vez uma lagarta que se chamava Serafina que comia tudo que via. Era tão comilona que comeu a casca do ovo. Os seus vizinhos estavam preocupados, pois poderiam ficar sem nada para comer.
O Romi dizia que ela ia ficar obesa. A Teresa ouviu e perguntou o que era. A minhoca Nocas disse que queria dizer que era gorda como ela. A dona Farrusca que era uma toupeira velha, explicou – lhes que ela tinha que comer muito para se tornar numa crisálida.
A minhoca perguntou o que era crisálida, e a toupeira disse – lhe que se iria tornar num inseto.
A dona Farrusca explicou a todos que no seu tempo havia uma escola de bicharada em que o professor era o Sapo, e que lá aprendiam a respeitar os outros e as suas diferenças, por isso eles perceberam o porquê de ela saber tanto.
Entraram para o túnel subterrâneo, ouviram a professora e perceberam as fases por que a lagarta iria passar, as metamorfoses. Também lhes explicou que eles todos eram bonitos e que  iriam mudar, aumentando a sua sabedoria.
Eles perceberam que a metamorfose é quando perdem a cauda, ganham patas e sofrem  outras transformações à medida que vão crescendo e eclodir era sair do casulo.
Desde esse dia, passaram a ter aulas com a professora Farrusca no salão subterrâneo.
De repente os moradores do jardim transformaram, os salões subterrâneos da dona toupeira numa escola da bicharada.
Num dia a borboleta Serafina apareceu na escola para se inscrever deixando todos os  animais admirados.
                                                    Inês 3º B

Sem comentários:

Enviar um comentário