sábado, 26 de janeiro de 2013

Os pequenos poetas



Inverno

Está frio brr, brr…
Não posso ir brincar,
Vou escrever uma poesia
Para na escola mostrar.

O inverno já chegou,
E o frio está a vir,
Vou agasalhar-me,
Para não tossir.

Quando saio de manhã
Ponho o cachecol,
Visto a camisola
E as luvas de lã.

Um gorro quentinho
Também vou usar
E um casaco grosso
Para o calor guardar.

Com tanta roupa
Pareço uma bola
Assim fico pronta
Para ir à escola.

                        Cristina 3ºB

Se…

Se tivesse um carro
Haveria de conhecer
Toda a Terra.

Se tivesse um barco
Haveria de conhecer
Todo o mar.

Se tivesse um avião
Haveria de conhecer
Todo o céu.

Eu só tenho duas pernas
E ainda não conheci
Toda a gente da minha rua.

                     Pedro 3ºB


A minha gata Pitufa

Pelo de neve
Manchas de carvão
Em forma de coração.

À lareira dorme
Com pose de leão
Mas ninguém se meta com ela
Quando come, dá confusão.

Depressa se esconde
É uma felina.
Com o seu guizo
Descobrimos logo onde anda a pequenina!

O seu nome é Pitufa
Gata do Duarte
Para lhe dar mimo
É preciso ter arte.

Vagueava pelas ruas
Sem ninguém lhe ligar
Porém, agora não se importa
Pois dela estamos a cuidar.

                          Duarte 3ºB


Poesia de inverno

Inverno, estação gelada,
Natureza adormecida
Árvores e campos despidos
Rios cheios e às vezes trovoada.

Caem chuvas sem parar
Há que usar a gabardina
Um lindo guarda-chuva
Se não me quero molhar.

Quando cai a neve,
Faço um boneco.
Luvas e gorro tenho de usar
Se não me quero gelar.

Inverno, estação engraçada
Porque neva e há geada.

Há crianças na escola
Que estudam e jogam à bola
Há grandes gargalhadas!...
São tão giras as nevadas!

                    Diogo 3ºB


O Rei

Belo Rei que aqui há!
Tenho uma grande coroa
Com rubis, esmeraldas, diamantes e ouro.

Quando me chateiam,
Não sou bom!
Se puseres uns phones
Não ouves nenhum som!

Tenho um grande cavalo,
Espadas e arcos.

Sou um Rei
Bonito e amigo,
Conto anedotas boas
E alegro as pessoas!

Sou um Rei
Muito importante
E deslumbrante.

Tenho uma coroa
Bonita e encantadora
Chamo-me Afonso!

Às vezes sou sonso
Sou jeitoso
E comilão
E o que desejava
Era ter um dragão.

                  Afonso 3ºB


A Princesa

A princesa pequenota
Tem uma amiga
Chamada Tota.

A princesa pequenina
Tem uma boneca
Chamada Tita.

A princesa é bonita!

                    Lurdes 3ºB


O inverno

É a estação mais fria
Só ela é que traz
A neve, a geada,
A chuva ou a trovoada….

As plantas deixam de crescer,
As árvores ficam despidas,
As pessoas andam aconchegadas
Preparadas para a geada.

Alguns animais passam o inverno a dormir
As pessoas vestem agasalhos
E para a rua podem ir.

                      Joana 3ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário