No dia 25 de abril de 1974, os militares afastaram o governo que oprimia o povo. Houve uma revolução sem violência, que ficou conhecida pela “ Revolução dos Cravos”.
Portugal passou a viver em Democracia e liberdade.
(Trabalho de grupo - 2ºA)
O dia 25 de abril de 1974, foi um dia muito importante para Portugal, porque os soldados juntamente com o povo, libertaram o país do medo e da tristeza. Viviam numa Ditadura.
![]() |
Adicionar legenda |
Durante mais de 40 anos Portugal foi governado por Salazar num regime de ditadura, onde as pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo.
Resultado de imagem para gifs animados sobre o 25 de abrilHavia uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo. Essa polícia era a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado).
Como não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a governar.
Nas escolas havia separação de rapazes e raparigas, tenham salas diferentes.
Em 1974, com o 25 de abril acabou a Ditadura e começou a Democracia. Porque aconteceu uma revolução, que se chamou a “Revolução dos Cravos”.
Nesse dia, as pessoas saíram à rua para comemorar a festa da Democracia com os soldados que libertaram Portugal da Ditadura. Toda a gente se abraçava.
Os soldados colocavam cravos nas espingardas porque nem uma bala tinha sido disparada e distribuíram cravos vermelhos a todas as pessoas. E o povo nas ruas gritava “O povo unido jamais será vencido”.
Foi assim, que o dia 25 de abril passou a ser celebrado como o “Dia da Liberdade” e todos os anos é comemorado e é feriado nacional.
( Trabalho da Mafalda- 2º A)
No dia 25 de abril de 1974, houve uma revolução sem violência que pôs fim à Ditadura que oprimia o povo há muitos anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbtwVqlcFO4_CwuOrZTjLI0nYvOFkSALX59foMId0CPO2L0zAvIYW1Tgjpjm2g1pA1-rGf5jXLA2SBmYAxBTluqCNiMWDV-ZQXoBhgXvVqK8juqkG-hjwPTkAOjkHKa0ATeB_UZJvybsD9/s1600/25Abril1974.jpg)
Até então as pessoas não podiam viajar, ler o livro que lhe apetecesse, ouvir a música que gostavam, nem beber coca-cola.
O povo descontente juntou-se aos militares nas ruas e gritavam “O povo unido jamais será vencido”, “ Viva o 25 de abril, viva a liberdade”.
( Trabalho da Beatriz – 2ºA)
Antes do 25 de abril, Portugal vivia na pobreza e as pessoas tinham medo de falar. Quem governava até esse dia era Salazar e Marcelo Caetano.
Vivia-se numa Ditadura. Não havia eleições, a polícia que se chamava Pide, prendia e torturava as pessoas que tivessem ideias diferentes do governo.
Com o 25 de abril tudo mudou, acabou a Ditadura e começou a Democracia. As pessoas passaram a ter liberdade e houve uma revolução que se chamou “ Revolução dos Cravos”. E todos os é feriado para lembrar essa revolução.
( Trabalho da Ana Filipa – 2ºA)
Sem comentários:
Enviar um comentário