Terceira visita à Quinta do Rebentão
Alunos da turma 3º B
Hoje,
dia 16 de maio, no período da manhã fomos à Quinta do Rebentão para a última
visita deste ano
No
percurso até à escolinha, reparamos que a natureza sofreu alterações desde a
última vez que lá fomos, os campos estavam verdejantes, com diferentes
tonalidades e bastante coloridos por múltiplas flores silvestres
Já
na escolinha da Quinta, fomos recebidos pela veterinária, pelos engenheiros
Ângelo e Sílvio e por duas estagiárias.
Iniciamos
a atividade observando um filme com o título “Floresta, Fogo e Vida”.
Com
o filme aprendemos que a floresta é muito importante para o equilíbrio do
ecossistema, é fonte de riqueza e diversidade de seres vivos, regula os cursos
de água impedindo a erosão dos solos, é também um espaço de lazer e uma riqueza
de alimentos e matéria-prima necessária à sobrevivência do Homem e ainda fonte
de O2.
Aprendemos
várias formas de prevenir/evitar os incêndios florestais como: limpar a
floresta, não deitar cigarros acesos para a floresta, não deitar lixo, não
fazer fogueiras, não lançar foguetes, manter os caminhos em bom estado,
fomentar os espaços agrícolas e campos de pastoreio, fazer aceiros, evitar o
corte de árvores desnecessário, fazer a reflorestação, estar alerta…
Os
engenheiros fizeram-nos algumas perguntas sobre a temática e nós respondemos
muito bem.
Ficamos
muito sensibilizados para as consequências devastadoras dos incêndios, e
constatamos que é importante estarmos informados e educados para as questões
ambientais, porque só cuidando e preservando a natureza teremos um planeta mais
limpo e saudável.
Saímos
da escolinha, lanchamos, e fomos de imediato fazer uma caminhada pela “Quinta”,
paramos em alguns pontos estratégicos, onde observamos diferentes povoamentos
da floresta e o engenheiro nos deu explicações sobre a sua importância.
Observamos ainda, os campos de pastoreio, com vários animais e os campos
agrícolas, e compreendemos que estes campos fazem com que a propagação dos
incêndios seja menor
Seguidamente
visitamos o posto de vigia que serve para observar a floresta existente a toda
a volta, ou seja num raio de 360 graus, de forma a impedir os fogos nesta área.
Depois
o engenheiro organizou-nos em dois grupos e realizamos um jogo/labirinto. Este
jogo tinha informações sobre a preservação da floresta e a prevenção dos
incêndios. Se estivessem corretas continuávamos o percurso, se estivessem
erradas tínhamos que voltar atrás e escolher outro caminho e assim
sucessivamente até chegarmos ao fim do labirinto. Com esta atividade aprendemos
ainda mais, foi muito interessante e divertida.
No
final ofereceram-nos marcadores de livros com mensagens muito ricas sobre a
floresta.
Regressamos
à escola felizes com mais esta visita à “Quinta” que proporcionou aprofundar os
nossos conhecimentos sobre a temática abordada.
Grupo
4: Beatriz, Cristina, Gabriela, Mariana e Simão
Projeto
de Sensibilização e Educação Ambiental/Florestal Quinta do Rebentão
Prevenir os incêndios florestais
No dia 16 de Maio a turma do 3º B da escola
de Stº. Amaro de Chaves deslocou-se na carrinha da Câmara à Quinta do Rebentão
para participar no Projeto de Sensibilização e Educação Ambiental/Florestal.
Na
escolinha da Quinta, os alunos visualizaram o filme Floresta, Fogo e Vida que
mostrava a importância da floresta e o flagelo que são os incêndios florestais.
No final houve questões/debate, e os alunos participaram com muito empenho.
O
engenheiro Sílvio levou-os a fazer o Percurso
pela Quinta Biológica, onde observaram um povoamento jovem de plantação, um
povoamento jovem de regeneração após fogo, uma área de mato e um povoamento
adulto.
No povoamento adulto
realizaram um jogo/labirinto relacionado com as práticas que não se devem ter
durante o período crítico, com o qual aprenderam como proceder para preservar
a floresta e prevenir os incêndios
florestais.
Grupo - Afonso, Diogo, João e
Lurdes
PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
FLORESTAIS
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxVL20x8Orlt1BUetOqDWpHP8cS-kQfycV6WCyjozoxj0JRcDrRN5RS_D0QsoXU3tWaBE-8gRb8sYrFWg6fs6iFO2sc-PRapCCfRurneWh3IId3NExfHbhpt01Zuav9DDU8KESPY1Fnk-b/s320/89.jpg)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![*](file:///C:/Users/ISABEL~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
Grupo 2 – Erika, Joana,
Mónica e Pedro.
Sem comentários:
Enviar um comentário