quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

“Magnetismo”

  Mais uma aula de Ciências Experimentais, mais descobertas que nós fizemos através da experimentação.
Resultado de imagem para gifs animados de rochas magmáticas     Esta aula começou com uma linda história chamada “ O mistério dos pastores da Magnésia”, foi projetada no quadro interativo e contada pela professora Adosinda. Esta história mostrou-nos como se descobriu o magnetismo e a rocha magnetite. Isto porque um casal tinha um filho, chamado Magnes, o qual mandaram para o monte “Polion”, na Magnésia, para guardar um rebanho de ovelhas. Ele, quando lá chegou encostou-se a uma rocha e ficou a dormir. Quando acordou, estava preso pelos pés à rocha, assim como o seu cajado, a sua mochila e as ovelhas.
      Entretanto, chegaram duas pastoras, que viram o Magnes muito preocupado e disseram-lhe para ele desapertar as suas sandálias e tirar os chocalhos das ovelhas, isto porque tinham ferro, o qual, atraia à rocha magnetite.
      Ora, a partir desta história, tínhamos, mais um desafio para descobrir, ou seja, uma questão problema: “ O que é atraído pelo íman?”
Resultado de imagem para gifs animados de imãs      Fizemos as nossas previsões, manuseando vários objetos que nos foram distribuídos e preenchendo a primeira grelha da ficha de trabalho, assinalando os que nós achávamos que seriam atraídos pelo íman e os que não seriam.
      Muito curiosos, passámos à fase da experimentação, que para tal, nos foram distribuídos os ímanes. Foi muito divertido ver alguns objetos, a serem atraídos pelo íman.
      A seguir comparámos com as nossas previsões e respondemos à questão problema.
      Tivemos algumas surpresas, pois, descobrimos que nem todas as moedas são atraídas pelo íman.
      Para terminar, a professora Adosinda, surpreendeu-nos com a realização de um jogo, muito divertido e que nos deixou muito eufóricos.
      Para jogar, fizemos duas equipas, um de cada vez, pegou na cana de pesca que tinha um íman na ponta do fio, e fomos à pesca, não de peixes, mas sim, de clipes, os quais estavam escondidos nas caixas dos ovos. A equipa que pescou mais clipes, foi a vencedora.

      Terminou assim, mais uma aula maravilhosa! 

                                    Texto coletivo-3ºB     

Sem comentários:

Enviar um comentário