quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Educação Literária






Reconto da história” O senhor do seu nariz” de Álvaro Magalhães

   Antes de um menino nascer, a fada apareceu à sua mãe e disse-lhe que a vida dele ia dar para o torto. Disse-lhe que o menino teria um nariz do tamanho de um chouriço.
  Quando ele cresceu, tinha um nariz a perder de vista.
  O menino não gostava de ser diferente de todos. Andava inclinado para a frente e com dores nas costas por causa do peso do nariz. Muitas vezes não cabiam os dois no mesmo sítio.
  Havia coisas boas e que faziam o menino feliz. Nas corridas, o menino ganhava sempre, era quem tinha o melhor olfato e até sabia o que as pessoas comiam nas suas casas só pelo cheiro da comida. Mas havia coisas más. O menino não gostava que estivessem sempre a apontar-lhe o dedo e que as crianças lhe fugissem. Quando se virava de repente, derrubava as pessoas, por isso todos se afastavam dele.
  Diziam que o menino metia o nariz em todo o lado, mesmo onde não era chamado. Diziam que o problema do nariz não era ser do tamanho de um chouriço, era de ele ser metediço.
  Como ele já estava farto de causar problemas, decidiu procurar uma casa. Essa casa era tão pequena que no inverno o nariz ficava fora da janela e enchia-se de neve.
  Um dia apareceu um carteiro para lhe entregar cartas mas isso não era habitual. O senhor do seu nariz cheirou um incêndio e o carteiro viu que era verdade.
   As pessoas viram que ele era bom a fazer isso, então foi morar para um palácio.
   Um dia ele cheirou uma coisa que já conhecia e foi procurá-la pelas ruas. Encontrou a fada na lama.
    Levou-a para sua casa e ela cozinhava bolinhos de fada, sopa de fada e outras coisas mais.  Para ninguém descobrir quem cozinhava, mandou construir muros mais altos.
  Um dia um rapaz saltou o muro. A fada encontrou as suas asas perdidas e fugiu pela porta do ar mas prometeu que no domingo seguinte iria fazer-lhe as suas receitas.

                                                                                                                                  João Cruz
3º ano Turma B

Sem comentários:

Enviar um comentário